"O homem precisa conhecer Cristo para conhecer a si mesmo".
RV Nova Evangelização : Jesus Cristo único Salvador
"A nova evangelização para a transmissão da fé cristã", à ação evangelizadora da Igreja.
Na introdução, apresentando motivos e finalidades de sua encíclica, o Papa Wojtyla afirma, dentre outros, que o número daqueles que ignoram Cristo quase duplicou desde o final do Concílio, razão pela qual se faz evidente a urgência da missão. De fato, o Papa evoca a urgência da evangelização missionária afirmando que "ela constitui o primeiro serviço que a Igreja pode prestar ao homem e à humanidade inteira": o Pontífice recorda que "o homem precisa conhecer Cristo para conhecer a si mesmo".
O Beato João Paulo II conclui a introdução à sua encíclica dizendo sentir "chegado o momento de empenhar todas as forças eclesiais na nova evangelização e na missão ad gentes", ou seja, a missão além-fronteiras.
Jesus Cristo único Salvador:
4. « A tarefa fundamental da Igreja de todos os tempos— é a de dirigir o olhar do homem e orientar a consciência e experiência da humanidade inteira, para o mistério de Cristo ».
A missão universal da Igreja nasce da fé em Jesus Cristo, como se declara no Credo: « Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos (...) E por nós homens, e para nossa salvação, desceu dos céus. E encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, e Se fez homem ». No acontecimento da Redenção está a salvação de todos, « porque todos e cada um foram compreendidos no mistério da Redenção, e a todos e cada um se uniu Cristo para sempre, através deste mistério »: somente na fé, se fundamenta e compreende a missão.
No entanto, devido às mudanças dos tempos modernos e à difusão de novas ideias teológicas, alguns interrogam-se: ainda é atual a missão entre os não cristãos? Não estará por acaso substituída pelo diálogo inter-religioso? Não se deverá restringir ao empenho pela promoção humana? O respeito pela consciência e pela liberdade não exclui qualquer proposta de conversão? Não é possível salvar-se em qualquer religião? Para quê, pois, a missão?"
A tarefa fundamental da Igreja de todos os tempos- é a de dirigir o olhar do homem e orientar a consciência e experiência da humanidade inteira, para o mistério de Cristo ».
Fonte: Rádio Vaticano
Comentários
Postar um comentário