Responsabilidade perante você
Quem é o responsável pela formação do ser humano?
Opinião é opinião. E cada uma tem a sua. Mas só quem está ampla e profundamente consciente da sua responsabilidade pessoal é aquele que valoriza, engrandece e dá significado e nobreza a seu pensamento, palavra e ação. Se eu nunca me preocupei com minhas reações diante dos impulsos, pressões e impressões que a cada minuto atravessam minha mente, então eu sou um alienígena. Ou seja, alguém alheio à própria vida e as consequências que decreto sobre minha vida e sobre os demais.
Uma pessoa de bom senso há de se deter por alguns minutos e fazer uma reflexão ou balanço de sua vida diária. Estou sendo conduzido ou sou o comandante de minha alma? Tenha plena e profunda consciência do que penso e sinto? Duvido que estejamos realmente conscientes de tudo que se passa em nosso íntimo. E menos ainda do que acontece no exterior de nós.
Nestes tempos de massificação, é pouco provável que tenhamos alguma consideração por nós mesmos. Nem mesmo nos valorizamos segundo uma autoavaliação mais justa e magnânima.
Uma frase atribuída a Sócrates, um filósofo grego, diz textualmente: “Não te ignores a ti mesmo, meu caro.”(cfe.p.114 de "Os pensadores" da Abril Cultural, 1980) Uma frase curta e sucinta. Porém, extremamente valiosa. Quem não se detém para se conceder um tempo, nunca se encontrou e é duvidoso que se encontre a si mesmo. Quem não confia em seus instintos, percepções e impressões, não é dono de si mesmo. E só pode ser uma pessoa que vagamente sabe o que quer.
Por isso, as relações humanas são frias, sem calor humano, sem consideração e apreço entre as partes. Devido a isso, nossas palavras e sentimentos estão vazios de significado e identidade. Reclamamos dos outros. Menos de nós mesmos. Sendo que todos somos reflexos uns dos outros. Isso não é nenhuma novidade. Mas o que é de estranhar é como essa frieza se perpetua de geração a geração. Sem que cada e todos tomem providências concretas para achar as causas e eliminá-las. Saber das causas é sabido. Mas implementar ações adequadas e estabelecer um cronograma de ações que se complementem entre si até atingir o seu objetivo final, é apenas retórica. Só quem se tornou agudamente consciente de si mesmo pode identificar vícios e virtudes. Hábitos nocivos e talentos. E agir firme, sábia e seguramente na correção de alguns e na maior valorização de outros.
Sou o responsável por cada palavra e vírgula que penetra nas profundezas de sua alma e coração. E pelas consequências que isso decreta. Simplesmente porque estou cônscio de leis espirituais e mentais que regem o destino humano. É impossível fraudar e enganar a mim mesmo. Justa e precisamente porque não quero enganar ou burlar quem quer que seja. Pois o retorno para mim é infalivelmente certo. E mesmo porque sou um estudante da alma. E estou sempre disposto a aprender.
Veja como se expressou Walt Whitman (p.130 de “Folhas das folhas de relva”, Editora Brasiliense): “... não existe mentira nem espécie de mentira nem pode haver nenhuma que sobre si mesmo não evolua, inevitavelmente, como evolui sobre si mesma, a verdade, ou qualquer coisa que na terra se produza.” E ainda: “... que coisa alguma deixa de ter seu perfeito retorno.” Retornando à página 91: “Ninguém pode ganhar por outrem – nenhum; nenhum pode crescer por outro – ninguém.”
O canto é do cantor e a ele retorna mais.
O ensino é do professor e a ele retorna mais.
O assassínio é do assassino e a ele retorna mais.
O roubo é do ladrão e a ele retorna mais.
O amor é do amante e a ele retorna mais.
A oração é do orador, a encenação é da atriz e do ator e não do espectador.
E nenhum ser humano compreende: grandeza ou bondade são a própria. Ou indicação da própria.”
E mesmo uma frase da Internet corrobora e fundamenta ainda mais a mensagem acima: “A energia que você espalha é a mesma que você recebe.”
Sempre fiquei intrigado com uma mensagem que nos solicita que sejamos atentos. Que sejamos vigilantes. Mas vigiar o que? Durante vários anos meditei sobre isso. E para mim, deve ser vigiar constante e ininterruptamente a nós mesmos. Vigiar nosso pensamento. Nossa emoção. Nossa reação. Ninguém pode se formar a si mesmo sem saber exatamente o que está recebendo do mundo exterior ou do mundo interior. Você necessita estar atento. Eliminando o material prejudicial e adicionando material mais criativo e construtivo ao que já possui de bom. Isso necessita sempre ser feito. Grandes problemas ou dificuldades herdados da infância ou juventude podem estar atrapalhando ou prejudicando sua evolução. Então você precisa se ajudar. Estar mais atento para poder identificar o que eliminar. É um trabalho laborioso. Extenuante mesmo. Mas como disse Whitman, você só pode crescer sobre si mesmo.
Se você não se interessa por você, quem vai se interessar? Se você não tem responsabilidade pelo seu próprio crescimento e evolução, quem seria a pessoa mais capaz senão você mesmo? Só você pode se motivar, se instruir, chamar sua própria atenção e ampliar mais e mais sua dedicação a se tornar cada vez melhor. Você é seu próprio juiz. O seu próprio professor.
Objetivo deste texto e dos vindouros é e será uma tentativa de aproximação de alma com alma. De coração a coração. De entendimento a entendimento. De compreensão a compreensão. Estreitar os liames do coração verdadeiro. Da emoção profunda que dignifica e enobrece a alma humana.
Se você não se compreende, não se entende ou não se conhece; poucas são suas chances de ser compreendido pelo outra ou outra. Pois como você poderia esperar ser compreendido pelo outro (a) se você mesmo não se compreende?Seria exigir muito pouco de si mesmo e exageradamente do outro ou outra. Concorda?
Autor: Paulo Jorge Pedra em 02 de dezembro de 2014.
Comentários
Postar um comentário