RECORDANDO BENTO XVI Missão da Igreja é levar o homem a uma relação com Deus
O Papa se encontrou com os participantes da Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana
A racionalidade científica tende a uniformizar o mundo e surge, às vezes de maneira confusa, um singular e crescente questionamento sobre a espiritualidade e o sobrenatural, o que, segundo o Papa Bento XVI, é sinal de uma inquietude que habita no coração do homem que não se abre ao horizonte crescente de Deus.
Ao se encontrar com os participantes da Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana, o Pontífice destacou que a situação de secularismo caracteriza, sobretudo, as sociedades de antiga tradição cristã e corrói aquele tecido cultural capaz de abraçar toda a existência humana.
“O patrimônio espiritual e moral no qual o ocidente aprofunda suas raízes e que constitui sua força vital, hoje não é mais um valor profundo. Isso se reflete na diminuição da prática religiosa. Tantos batizados perderam a identidade e a afiliação, não conhecem os conteúdos essenciais da fé ou pensam ser capazes de cultivá-la sem a mediação eclesial”, ressaltou.
Enquanto muitos olham com dúvida as verdades ensinadas pela Igreja, outros reduzem o Reino de Deus a alguns grandes valores, que têm certamente a ver com o Evangelho, mas, como reforça o Papa, ainda não são o núcleo da fé cristã.
“O Reino de Deus é dom que nos transcende. Como afirmava o beato João Paulo II, ‘o Reino de Deus não é um conceito, uma doutrina, um programa sujeito à livre elaboração, mas é, acima de tudo, uma Pessoa que tem o nome e o rosto de Jesus de Nazaré, imagem do Deus invisível’”, disse o Papa.
Infelizmente, o Santo Padre reconhece que o próprio Deus foi excluído do horizonte de muitas pessoas e o discurso sobre Deus ainda está relegado no âmbito subjetivo, reduzido a um fato íntimo e privado, marginalizado pela consciência pública.
“Num tempo no qual Deus se tornou para muitos o grande Desconhecido e Jesus simplesmente um grande personagem do passado, não haverá um relançamento da ação missionária sem o renovamento da qualidade da nossa fé e da nossa oração; não sermos capazes de oferecer respostas adequadas sem um novo acolhimento do dom da Graça; não saberemos conquistar os homens pelo Evangelho sem tornar nós os primeiros a aprofundar a experiência com Deus”, enfatizou.
Bento XVI salienta que a missão da Igreja foi e sempre será a de levar os homens e as mulheres à uma relação com Deus, ajudá-los a compreender que cumprir a vontade de Deus não é um limite à liberdade, mas torna-os realmente livres.
“Deus é grande, não é concorrente da nossa felicidade, e ao encontrar o Evangelho – e aqui a amizade com Cristo – o homem experimenta ser objeto de um amor que purifica, aquece e renova, e torna capaz de amar e servir o homem com amor divino”, destaca o Papa.
RELEMBRANDO BENTO XVI
"Os Santos Pedro e Paulo brilharam não somente no céu de Roma, mas no coração de todos os fiéis que, iluminados pelo ensinamento e exemplo deles, em todas as partes do mundo trilham no caminho da fé, da esperança e da caridade", acrescentou o Pontífice.
"Neste caminho de salvação, a comunidade cristã, sustentada pela presença do Espírito do Deus vivo, se sente encorajada a prosseguir forte e serena no caminho da fidelidade a Cristo e do anúncio do seu Evangelho aos homens de todo tempo", disse ainda Bento XVI.
Igreja: um tesouro precioso a ser redescoberto e a ser vivido com renovado entusiasmo e constante empenho."
Maria - , colocou Deus no centro da
própria vida, se abandonou confiante à sua vontade, numa atitude de
humilde docilidade ao seu desígnio de amor. Todos temos sempre o que
aprender com a nossa Mãe celeste: a sua fé nos convida a olhar para além
das aparências e a acreditar firmemente que as dificuldades cotidianas
preparam uma primavera que já teve início em Cristo Ressuscitado.
“Faço votos a todos e a cada um de vocês, queridos irmãos e irmãs, Cardeis, Bispos, sacerdotes, Que a alegria espiritual, que transborda do coração repleto de gratidão da Mãe de Cristo e nossa Mãe, seja consolidada na nossa alma, na nossa vida pessoal e familiar, em cada ambiente, especialmente na vida dos que serve a Igreja em todo o mundo.”
Bento XVI
Fonte- RV Noticias >igreja
“Faço votos a todos e a cada um de vocês, queridos irmãos e irmãs, Cardeis, Bispos, sacerdotes, Que a alegria espiritual, que transborda do coração repleto de gratidão da Mãe de Cristo e nossa Mãe, seja consolidada na nossa alma, na nossa vida pessoal e familiar, em cada ambiente, especialmente na vida dos que serve a Igreja em todo o mundo.”
Bento XVI
Fonte- RV Noticias >igreja
Comentários
Postar um comentário