(((Encorajados Pela Fé )))



O Socorro Não Vem Dos Montes... Vem do Senhor, que fez os céus e a terra."
O Socorro Não Vem Dos Montes 


Salmos 121:1 - ¶ [cântico dos degraus] Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

O peregrino, antes de chegar ao Templo, via a cidade de Jerusalém no alto dos montes. Já cansado de sua viagem, ele suplicava por descanso: "Elevo os meus olhos para os montes: de onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra." (Salmo 121:1-2).

Viver na Terra cansa os  fiéis. As tribulações são reais e são muitas. Por uma série de razões, nem sempre vemos oportunidades de restaurar nossas forças. Pelo contrário, ainda quando pensamos que o auxílio está próximo, os ataques não param. Nestas horas, a preocupação nos leva a apelar para saídas religiosas que têm apelo simbólico, mas cuja essência espiritual não é garantida.

Os "montes", os "lugares altos", foram o palco de poderosas manifestações do Senhor. Não é de estranhar, portanto, nossa expectativa de olhar para os montes, esperando soluções divinas. Porque uma irmã em Cristo jejuou três dias e, no quarto, recebeu a bênção de que necessitava, isto não quer dizer, obrigatoriamente, que todos sejam obrigados a jejuar três dias. Por isso, Jesus disse à samaritana: nem neste monte, nem no Templo em Jerusalém. "Deus é espírito". Por causa disso, Ele é livre para se revelar do jeito que quiser, no lugar que quiser. Esta é a mensagem que o salmista nos revela. Nosso socorro não vem dos montes, que vemos com nossos olhos. Nosso socorro vem do Senhor dos montes, mesmo quando não visto por nossos olhos. 

Muralhas que caem


Hebreus 11:30 - Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.


Prosseguindo na galeria dos heróis da fé, o autor as Hebreus menciona com muito entusiasmo o episódio em que as muralhas de Jericó caíram. Esta foi a principal conquista de Israel na tomada de Canaã, e é muito importante entendermos algo que Deus deseja nos ensinar com este episódio.


A fé nos leva a obedecermos a Deus sem reservas. Seis voltas não seriam suficientes para derrubar a muralha, e talvez oito voltas frustrariam o que o Senhor intentava fazer. Se Deus falou sete, é sete. Além disso, foi necessário coordenar todo o povo a uma ação coletiva contínua, o que só pôde ser conseguido através da fé. Quando o povo de Deus age unido, Deus revela Seu poder sobrenatural!

Esteja atento a cada propósito que o Senhor revelar ao seu coração!

Mutuamente Encorajados Pela Fé

Romanos 1:12 - Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.


Um grupo de cristãos surgiu em Roma, dando início a uma igreja. Desde que teve informações do bom testemunho deles, Paulo desejou visitá-los. Uma das razões dadas pelo apóstolo foi: "Isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé." (Romanos 1:12).

Como sabemos o tipo de fé observado pelos romanos? Pelo desenvolvimento dos argumentos bíblicos que lemos no continuar da Carta. Em Roma, a fé dos cristãos ainda estava carregada de preceitos da Lei judaica - principalmente aqueles que ainda faziam sombra à toda suficiência da graça de Deus em Cristo. Paulo, então, afirma claramente: "sendo justificados gratuitamente por Sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus."

A proposta de Paulo, explicitada desde o primeiro capítulo propõe mutualidade das nossas experiências espirituais. Porque cada um vem de uma cultura religiosa diferente, será natural esperar hábitos e interpretações diferentes. Nossas práticas espirituais, entretanto, devem ser avaliados por um denominador comum: a obra de Jesus Cristo, revelada pelo Espírito Santo. Quando estamos juntos e compartilhamos nossa fé, ficamos mais abertos para obedecer os ensinos revelados da Palavra. A Carta aos Romanos contém a teologia final sobre o Cristo. Quando humildemente procuramos obedecê-la e humildemente damos testemunho aos irmãos, nós nos encorajamos uns aos outros. Ficamos "mutuamente encorajados pela fé".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfabeto do Amigo

Recebemos tudo que damos de outra forma ...