//(A PEDRA SOBRE A PEDRA)//
Mateus 24 e o Novo Templo Judaico
"Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada." [Mateus 24:2].
Para entendermos corretamente a pergunta feita pelo Senhor Jesus no versículo 2, temos de ver o contexto. Muitos de Seus discípulos eram da região da Galiléia e, portanto, eram vistos pelos habitantes de Jerusalém como "caipiras do interior em visita à capital"! Eles estavam maravilhados com o grandioso Templo, construído pelo rei Herodes para o povo judeu (como uma manobra política para ganhar a cooperação deles) e, em meio ao seu entusiasmo, queriam chamar a atenção do Senhor para o templo. Em outras palavras, a atitude ingênua deles foi: "Viu que linda construção?"
O que eles obviamente não perceberam é que, por causa de Sua divindade, o Senhor sabia o destino terrível que aguardava aquela "linda construção" no futuro. Foi por isso que Ele fez a pergunta retórica: "Não vedes tudo isto?" Em seguida, fez a seguinte declaração profética:
"Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada." [Mateus 24:2b].
No ano 70, o general romano Tito sitiou Jerusalém, tomou a cidade e a destruiu. Dizem que durante o terrível ataque, madeira foi empilhada em volta do templo e então uma grande fogueira foi acesa. O calor foi tão intenso que as pedras foram esmiuçadas e os ornamentos de ouro derreteram, espalhando-se pelo chão — e então foram levados pelos soldados romanos como despojo da cidade. Mas, será que foi essa a destruição total e absoluta a que o Senhor se referiu?
A PEDRA SOBRE A PEDRA
Não é bom que balancemos ao saber do vento sobre o Cristo que nos sustenta, porque, como no caso da pedra sobre pedra, corremos o risco de rolar colina abaixo.
A teologia da Pedra Viva e das pedras sobre a pedra viva passa pelo ecumenismo. Se não o fizer, acabará rolando para alguma fenda da História. A palavra é solidariedade, que vem de solidez: sólidos em grupos, solidários em Cristo!
“NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA”.
Haverá guerras, terremotos, epidemias, fome, mas ainda não é o fim..
.
A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO:
Tendo Jesus saído do templo, se aproximaram os seus discípulos para lhe mostrar as (magníficas) construções do templo de Jerusalém (Mt 24, Mc 13, Lc 21).
Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.
Comentários
Postar um comentário