CANTARES DE SALOMÃO
''O amor procede de Deus
e todo aquele que ama nasceu de Deus,
e conhece a Deus...pois Deus é amor''
1 Jo 4, 7-8
O amor humano é espelho, sacramento e manifestação do nosso Deus...
CANTARES DE SALOMÃO
Este Livro é muito mais que um poema de amor entre cônjuges ou entre Jesus e a sua Igreja; ele nos faz viajar através dos séculos, até a eternidade.
Textos que colaboram na sua compreensão: Oséias 2:19-20, Mateus 22:2-14, II Coríntios 11:2, Efésios 5:25-33, Hebreus 13:4, Apocalipse 19:7-9 e Apocalipse 21:1-2; 9...
O sensualismo que alguns estudiosos apontam, para considerá-lo apenas como a descrição do perfeito relacionamento entre homem e mulher, parece pouco consistente e devia, portanto, ser mais bem analisado. A sensualidade pode ser notada em muitos poemas, e esta era também uma das facetas do rei Salomão. A inspiração é de DEUS, mas as palavras são do rei Salomão. A poesia em si é uma contemplação de todos sentimentos humanos, e neles inclui-se a sensualidade. A sensualidade dentro da intimidade dos cônjuges não deve ser considerada pecado.
Um aspecto importante do Livro “Cantares de Salomão” é a temática espiritual contida no mesmo, a qual nos conduz, passo a passo, como igreja, desde a sua fase de namoro com JESUS, passando pelo noivado, e culminando com as Bodas do Cordeiro. Poder-se-ia dizer: namoro, a partir da conversão; noivado, na medida em que se cresce espiritualmente; casamento no momento em que a igreja se encontra totalmente amadurecida espiritualmente.
COMENTÁRIO ACERCA DA REFLEXÃO ACIMA
Os Cântico dos Cânticos.
Ele fala do grande amor de Deus com sua humanidade, de Jesus com sua Igreja e também do amor humano, pois como criaturas humanas somos a "imagem e semelhança do Criador (Gn 1,26-27). Como este livro é uma coletânea de cantos populares de amor, usados em festas de noivados e de casamentos, onde nos noivos eram chamados de reis e rainhas, o redator os reuniu formando assim um drama poético, atribuindo-o ao rei Salomão.
O amor humano é espelho, sacramento e manifestação do nosso Deus, que se torna presente na pessoa dos seres humanos que se amam. Deus manifesta assim o seu amor e eterniza a maior experiência que nós humanos podemos fazer dele e de nós mesmos. "O amor procede de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus, e conhece a Deus... pois Deus é amor." (1 Jo 4,7-8). Deus se manifesta na pessoa de Jesus, como amor pelos homens (Jo 3,16). Para mim este livro revela a paixão e a ternura de Deus por toda a humanidade.
Que o Espírito Santo venha iluminar, conduzir e abençoar a todos
Comentários
Postar um comentário